domingo, 11 de novembro de 2012

A ORIGEM DO MAL NA TERRA

Na concepção do Velho Testamento, entendia-se que o Senhor Deus era o provedor de todas as coisas, tanto as boas como as ruins, os crentes do A.T. entendiam que se algo de mal os acontecesse era o próprio Deus imputando a eles justiça, assim como pode-se compreender em Amós 3:6 onde o profeta diz: “ Tocar-se-a a buzina na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, e o Senhor não o terá feito?”.


Pensando-se na figura do mal a luz do A.T., erroneamente é entendido a partir de Isaias 45:7 que o senhor criou o mal existente na terra, mas se formos analisar a concepção dos crentes do A.T., pensava-se assim pois, ainda não existia a figura do opositor de Deus, como já foi dito cria-se que Deus era o provedor de tudo,  tanto do bem como do mal. Várias passagens no Antigo Testamento falam do mal vindo da parte de Deus, como por exemplo em Êxodo onde fala que Deus iria endurecer o coração do Faraó, ou em Samuel onde fala que um mau espirito vindo da parte de Deus se apoderou de Saul.
É preciso fazer uma distinção coerente entre mal e pecado, assim como Scofield nos orienta “...Deus não é o autor do pecado...”, mas a partir da vontade permissiva de Deus, é nos concedido o direito de escolha (livre arbítrio), ou seja, temos o direito de escolher pelo acerto ou pelo erro. Erro esse que prefigura o pecado, uma afronta a Deus.
O mal passa a existir como consequência desse erro (pecado) que tem seu surgimento primário nos céus com a queda de Satanás, e secundário na terra, com a queda da Humanidade em Adão. Em Lucas 10:18 Jesus  diz “ Eu via Satanás, como raio, cair do céu” fazendo referencia ao texto de Ezequiel, onde acredita-se ser uma alusão a queda de Satanás, apesar do texto ser uma profecia cumprida contra o rei de Tiro, é uma passagem constantemente utilizada para explicar  o motivo da queda de Satanas, que era um anjo ungido de Deus, e por causa do orgulho, foi expulso da presença de Deus.
A queda do homem teve o mesmo motivo, uma escolha errada, o homem havia sido instruído a não comer do fruto da arvore da vida, para que não morresse. A pretensão do homem de ser igual a Deus o levou a queda, a partir disso todo tipo de mal passou a existir na terra. Sobre isso Norman Geisler diz que o mal é produto do nosso livre arbítrio, e a partir dessa premissa é inconcebível pensar que Deus criou o mal em si. Pois o mal é então uma consequência real do direito de escolha e de maneira nenhuma é aceitável dizer que Deus o criou. O intuito de Deus ao conceder-nos o livre arbítrio era para que tomássemos a decisão por nosso próprio juízo de seguir ou não a ele, porem suas criaturas decidiram em não segui-lo, pois intentaram ser igual ao próprio Deus.
Sendo assim o mal não foi criado por Deus, a fonte de todo mal não está em Deus, mais sim no nosso livre arbítrio. O homem como ser livre fez escolhas erradas, Geisler diz que “se Deus nos tirasse o livre arbítrio, não teríamos mais a capacidade de amar ou de fazer o bem. E este não seria mais um mundo moral.” O homem tinha capacidade de escolher o bem, mais deixou o orgulho tomar conta de suas vontades, e pensou que seria igual a Deus, da mesma forma que Satanás já havia feito.

Tassiane P. Kreitlow Souza

Referencias bibliográficas:
GEISLER, Normam L., TUREK, Frank. Não tenho fé suficiente para ser ateu. Ed.Vida. São Paulo, 2006.
BÍBLIA SAGRADA; ALMEIDA,João Ferreira de; Referencias e anotações do Dr. C.I. Scofield. SBB, 1986.
BÍBLIA SAGRADA; Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal; Almeida Revista e Corrigida; CPAD, 2003.

2 comentários:

  1. Tassi, nem acreditei que era você, rsrsr
    Daí vim conferir !!!

    Que saudades !!!

    Que bom que vc voltou !!
    E veja se não some de novo hein ???

    rsrs

    Bjus 1000 queridona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh pois é... sou eu mesma!! è a correria, ainda nao me adaptei a vida na cidade grande, mais vou tentar nao sumir novamente...
      Saudadeees tbm!
      Beijos

      Excluir