segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pode ser pecado falar a verdade?

Ouvi uma pregação domingo à noite que meu deixou intrigada! A pastora começou seu sermão com a seguinte pergunta: Quando falar a verdade pode ser pecado? De imediato levei um susto, afinal, temos uma grande convicção de que temos que falar a verdade, afinal, é isso que os cristãos devem fazer. “Falar a verdade a qualquer custo”, “falar a verdade doa a quem doer”, são expressões muito comuns na nossa boca. Então nunca pensaríamos que falar a verdade em algum momento seria pecado, nunca. Afinal, falar a verdade é sempre algo bom. Mas será mesmo isso? Será mesmo que a verdade precisa sempre ser dita? 
Não quero aqui de forma alguma fazer apologia à mentira, muito menos dizer que devemos nos omitir, mais vejamos o texto que foi usado no sermão: Gn 9:22 “Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora”. Antes desse acontecimento, o texto nos esclarece que Noé havia se embebedado com um vinho que ele mesmo havia feito, e por isso, estava nu em sua tenda. Após Cam entrar na tenda e sair à contar a seus irmãos o que estava acontecendo a sequencia do texto nos diz que os seus irmãos, Sem e Jafé, ouvindo o que estava acontecendo, foram de costas, e com um capa cobriram a nudez de Noé. E após acordar, seu pai ficou sabendo do que ele havia feito, e no mesmo instante amaldiçoou Cannã, seu neto, filho de Cam, por causa da atitude de seu pai.
Aparentemente Cam não havia feito nada errado, apenas foi contar a seus irmãos o que ele havia visto, mais, se pararmos para analisar mais a fundo, veremos que ao fazer isso, Cam não apenas contou um fato, mais denegriu a imagem do seu pai.  Era verdade sim que Noé havia bebido e estava nu em sua tenda, mais essa verdade não precisava ser dita a ninguém, bastava Cam ir e cobrir a nudez do seu pai. Por causa dessa sua atitude impensada, toda a sua geração foi amaldiçoada por Noé. 
O problema não foi Cam ter dito uma verdade, o problema está no fato de Cam ter falado algo que não deveria ser publico, nem sempre as “verdades” que conhecemos devem chegar a ouvidos de outras pessoas. Verdades que sirvam para denegrir, para ferir, para desencorajar, não precisam ser ditas. Não podemos simplesmente nos achar detentores da razão a expor nossos irmãos e amigos contando a outras pessoas verdades sobre eles. Isso apenas demonstra que se assim fazemos não amamos nossos irmãos como a nós mesmo, e estamos apenas sendo hipócritas e julgadores. 
Sendo assim podemos concluir que uma verdade pode sim se tornar pecado, quando esta tem a clara intenção de machucar, de vingar, de expor a vergonha alheia. O sábio Salomão já havia dito que: Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. (Pv.17:28).

8 comentários:

  1. É isso mesmo. Muitas verdades foram feitas para não serem ditas. Sou pastor e sei que a igreja (pessoas), em muitos casos, não suportam a verdade. Nem tudo o que é verdade é para ser dito, isso é sabedoria.
    Eliel E. Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido pastor Eliel é uma honra um comentário seu no meu blog... saudadeeee... beijos...

      Excluir
  2. Olá!!

    Vim conhecer o seu blog, gostei muito das suas postagens e já estou me tornando seguidora, adorei tudo por aqui e daqui por diante não vou perder as novidades de seu lindo bloguito.

    Se quiser conhecer o meu blog http://www.minhafamiliaehminhavida.blogspot.com.br/ será um prazer te ter por lá.

    bjinhos!

    ResponderExcluir
  3. Lindo casal!!1 Parabens pelo casamento , que Deus abençoe sempre a união de vcs e que tenham uma vida muito prospera!!!

    Eu quem agradeço a sua presença lá no meu bloguito, seja MUITO bem vinda! No que precisar , conte comigo! Volte sempre que desejares.

    tenha um lindo dia!

    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, rsrs

    Acho que isso também se refere a fazermos comentários desnecessários, ninguém precisa saber o que pensamos, mas agora tudo tem a falsa idéia de ser "sincero", e aí as vezes a verdade magoa as pessoas quando não causa prejuízos eternos.

    bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  5. Oi Tassi, obrigada pela visitinha. Adorei seu blog.. Gostoso de ver e ler. Parabens.. bjo grande.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tassi, nao to conseguindo te seguir.. volto depois. bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tassi, é a Vi, falar a verdade nunca é pecado, e sim a verdadeira intenção com que falamos a verdade, pois na maioria das vezes falamos a verdade por algum sentimento egoísta e perverso e tentamos mascarar os nossos sentimentos maus com a desculpa de estar falando a verdade.
    Cam pecou pois a bíblia é clara, os filhos devem honrar seus pais, e ele desonrou a Noe com sua atitude.
    Que sentimento maligno ele tinha no coração a ponto de sentir prazer em expor seu pai ao ridículo?
    Devemos lembrar sempre quando Deus fala a Caim, o teu desejo sera contra ti, cabe a ti domina-lo..(se a intenção do coração é perversa, devemos domina-la)
    Deus conhece a verdadeira intenção do coração, ninguém engana a Deus com essa historia estar falando a verdade, quando o desejo do coração é ódio, inveja, inimizades e etc.
    Se observamos o novo testamento veremos que Jesus por diversas vezes criticou os fariseus, os chamando de hipócritas, exatamente por isso, eles falavam verdades, mas cheias de más intenções.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir