terça-feira, 23 de outubro de 2012

A IGREJA BRASILEIRA E SEUS CRISTÃOS ACOMODADOS



Em um país onde somos livres para ir e vir, onde cada um pode fazer da sua vida um espetáculo, onde se professa as mais varias crenças, onde a liberdade é até mal compreendida, cada vez um numero maior de pessoas tem aderido a igrejas evangélicas, tem se tornado cristão. Mas até que ponto toda essa liberdade seria boa pra o cristianismo verdadeiro? Ate que ponto o cristianismo teria a ganhar com a especulação da mídia, com todos os holofotes voltados para os grandes astros evangélicos?
É cada dia mais comum, cantores gospel em programas seculares na televisão, artistas gospel arrastando multidões que continuam atrás dos milagres, “das multiplicações de pães e peixes” políticos crentes pedindo votos em nome de Deus, pastores perdendo a noção do chamado e se tornando mercadores da graça. O cristianismo vive sua pior fase no Brasil, pode –se afirmar isso não em virtude do número cada vez maior de cristão, mais pelo fato das pessoas estarem se afastando da verdade do evangelho. Vive-se um padrão moral deplorável, ser crente hoje não significa mais ser uma pessoa confiável, muitos tem envergonhado o nome de cristão. Jesus já dizia no monte das oliveiras que: “...por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”, e é isso que temos visto a cada dia, apesar dos evangélicos serem uma grande parcela da população, é muito grande também o numero daqueles que se afastam da fé, que deixam de lado a vida com Deus. 
É importante fazer aqui um paralelo com os primórdios da igreja, dizia-se na época dos primeiros cristãos, que o sangue dos mártires era o combustível para o crescimento da igreja, quanto mais morriam cristãos, mais o evangelho se espalhava pra todo o mundo conhecido na época. Essa ainda é uma situação conhecida para os cristãos de diversos países, ainda hoje irmãos são mortos por professarem a fé em Cristo, e mesmo sobre o risco de sofrerem, eles não deixam de pregar, a igreja em países da Ásia, apesar da perseguição, continua crescendo como nos primeiros séculos, o sangue dos mártires continua sendo o combustível dessas igrejas. A igreja brasileira tem se acomodado com a facilidade, tem vivido uma verdadeira apatia, não se prega mais a volta de Cristo, não se vive mais uma vida santa e separada, é cada dia mais difícil distinguir um evangélico em meio a uma multidão, a modernidade do mundo tem influenciado a conduta dos cristãos brasileiros. 
Nos palcos das grandes igrejas, são pregados sermões que levam todos a se emocionarem, a buscarem uma vida rica, abençoada, a darem suas grandes ofertas a Deus esperando que Este lhes retribua em dobro, triplo, infinitamente... Campanhas de curas e milagres levam multidões a buscarem grandes pregadores, homens de Deus com o dom da cura e dos milagres mais variados, é o dom do dente de ouro, do sopro santo, do emagrecimento imediato, da unção do leão, da águia, da cura das emoções, da libertação financeira,etc.
Talvez se a igreja do Brasil passasse por um período de perseguição, muitos dos que hoje se dizem evangélicos, não teriam coragem de ir até as ultimas consequências por amor a Cristo, com certeza seria uma minoria que teria o mesmo fim dos grandes mártires da igreja primitiva, ou dos nossos irmãos que vivem em países onde ainda são perseguidos em pleno século 21.
Talvez se fossemos proibidos de andar livremente pelas ruas com nossas bíblias debaixo do braço, daríamos mais importância a leitura desse livro tão valioso. Talvez se não houvessem grandes igrejas, grandes pregadores, grandes astros gospel, voltaríamos a verdadeira mensagem do evangelho. Talvez se houvesse perseguição por menor que fosse, haveria uma crescimento verdadeiro na igreja, crentes de vida integra, dispostos a morrer por Cristo.
Ou talvez estejamos vivendo os últimos dias de que Jesus falava aos seus discípulos em Mateus 24, onde falsos profetas se levantariam e conseguiriam enganar a muitos. Talvez não haja mais muito tempo, e os que perseverarem na sã doutrina até o fim serão salvos. Talvez, talvez... 

Tassiane P. Kreitlow Souza

Há algum tempo não passo por aqui, tentarei retornar mais vezes, afinal esse cantinho é muito importante para mim. Espero que estas palavras sirvam de alguma forma para aqueles que a lerem, que os leve a reflexão. Beijos e até a proxima postagem!!

3 comentários:

  1. Talvez tbm Tassiana, se as igrejas de hoje dessem valor a escola dominical, assim como vi o valor sublime em sua igreja, faria um texto tao verdadeiro como este. Talvez, nao fosse a escola dominical eu ja tinha pedido pra ser dispensado da corrente aprisionante denominacional, e com isso, ir em busca de lideres com mentes mais apuradas e sensatas. Talvez, talvez...
    termno of

    Obs: termino aqui oferecendo a vcs todos admiradores do blog da Tassiane, uma musica do poeta Joao Alexandre, ideal pra encaixar no q ela diz ai...

    http://letras.mus.br/joao-alexandre/1135018/


    Fabim Pereira

    ResponderExcluir
  2. Falta-nos oração e entendimento da Palavra. Ambos juntos e nunca separados. Muito bom, gostei de seu texto.

    ResponderExcluir
  3. I have visited your blog for the first time and found it a well organized blog. thanks for sharing
    Igreja Crista Brasileira na Australia

    ResponderExcluir