segunda-feira, 14 de março de 2011

Exemplos de Jesus...

Exemplos de Jesus para a vida cristã
Filipenses 2: 5-11


É muito comum nos sentirmos injustiçados, acharmos que devemos exigir nossos direitos quando algo não sai como pensamos que deveria ser, é cada vez mais comum ouvirmos pessoas falando que vão a promotoria, a justiça, procurar seu advogado, que vão procurar seus direitos, por que foram humilhadas, discriminadas e não podem conviver com a humilhação que sofreram. E talvez muitas vezes temos mesmo direitos a reclamar, temos mesmo situações a resolver, mais quero falar hoje de alguém que tinha todos os direitos e mesmo assim não foi atrás, não exigiu nenhum deles, de alguém que mesmo tendo todo o poder não exerceu esse poder pra se livrar da dor, da vergonha, do sofrimento.

Vamos ver o que diz o texto de Paulo os Filipenses:

Esse texto trás alguns princípios que podemos tomar para nossas vidas, exemplos de Jesus para nossa caminhada diária com Deus.

1_ Desapegou-se (v. 6): que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

Quando lá na fundação do mundo Deus resolveu enviar Seu filho ao mundo, Jesus já sabia que para viver como homem ele deveria abrir mão da sua riqueza, do seu poder, da presença do Pai, da Gloria... Ele nao se apegou a nada disso, simplesmente veio cumprir o propósito de Deus. Ai eu paro para pensar, e eu? O que tenho feito, quantas vezes abro mão de uma vontade minha pra servir a Deus, quantas vezes deixo algo que para mim é realmente importante em amor aos outros, o dicionario define desapego como desinteresse, desprendimento, e foi bem isso que Jesus fez, se desprendeu de toda sua gloria... As vezes me pergunto, será que estou disposta abrir mao da minha cama quentinha, do meu sabonete da Natura, do meu perfume cheirosinho, do shampoo da marca preferida?será que estamos dispostos a servir a Cristo se isso for exigir de nos coisas simples como essas, coisas simples como o conforto, como um banho quando der vontade, como uma roupa limpa e cheirosa? E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20 Jesus não se importou com nada disso, Ele nao se apegou a sua gloria e ao seu poder com Deus Filho...

2_Serviu (v7) mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo,

Jesus poderia ter todos os servos que quisesse, poderia ter sido o rei politico que o povo de Israel tanto sonhava, mais nao, quando veio ao mundo Jesus esvaziou-se, esvaziou-se de seu poder e Gloria e serviu, em todos os momentos da vida de Jesus na terra ele apenas serviu, gastou horas dos seus dias pregrando, curando , libertando , trazendo vida... em momento ao algum teve um conforto, um tempo para relaxar, umas ferias, como nos costumamos querer sempre... Quando eu me esvazio, todos meus conceitos caem por terra, toda minha sabedoria é desfeita, apenas a sabedoria de Deus permanece, o objetivo da minha vida quando me esvazio é apenas cumprir o propósito de Deus, servir aos que necessitam, ter uma vida de dedicação total a Deus.

3_Tornou-se como homem: (v7) mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Quando Deus se fez Homem por meio de Jesus ele estava nos dizendo: Eu conheço os problemas de Vocês, conheço suas dores, seus medos, sei as dificuldades que vcs passam, sei que nem sempre a vida é como vcs gostariam que fosse... Quando se fez homem Jesus se importou com a dor dos que sofriam pq aquela dor também era dele, ele alimentou os famintos pq era fome que ele também sentia, ele já havia experimentado a fome, a sede, a dor, a solidão, o abandono... Lá na Cruz ele Ainda disse: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? " Marcos 15:34.

E mais uma vez penso no exemplo de Jesus, quantas vezes tenho me importado com os que sofrem? Será que tenho feito nem que seja o minino para aliviar o sofrimento de alguém? Tenho ajudado os órfãos, as viúvas, os solitários, os doentes? Tenho dado minha vida por amor aos perdidos? São tantas perguntas e poucas respostas... Quando olho para o exemplo de Jesus vejo que tudo que eu fizer para os perdidos ainda será pouco, todo o meu amor ainda será pouco comparado ao amor de Deus...

4_Humilhou-se: (v8) E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo

As vezes achamos que somos humilhados, enfrentamos situações que somos maltratados, muitas vezes ridicularizados, até mesmo pelo fato de sermos evangélicos, quem aqui nunca se sentiu discriminado numa rodinha de amigos por ser crente, quem aqui nunca foi ferido com palavras...eu lembro de uma cena de quando eu era uma adolescente, a uns anos atrás ser crente não era assim tão normal como é hoje, digamos que não estivesse tão na moda como está hoje, e eu sai com minha mãe e ela me fazia carregar minha bíblia na mão , e lembro que eu sentia vergonha, eu dava um jeito de esconder aquela bíblia, pra mim naquela época, era uma vergonha moto grande, era muito humilhante, porque os meus colegas poderiam me ver e tirar sarro de mim depois, eu sei que essas coisas de achar que tudo é vergonhoso, como dizem tudo é pagar mico é bem coisa de adolescentes mesmo, talvez hoje não se envergonham de carregar a bíblia na mão , mais se envergonham de pregar a um colega, se envergonham de falar do amor de Deus... E mais uma vez eu me lembro do exemplo de Jesus, a bíblia fala que ele foi exposto, que ele foi envergonhado, lá em Mateus 27 diz que Deixaram Jesus nu, repartiram as vestes de Jesus, que lançaram sorte, um pouco antes diz que cuspiram nele, que zombaram de Jesus dando a ele uma coroa de espinho... Jesus sofreu a maior humilhação que alguém poderia sofrer, e nos muitas vezes ainda achamos que fomos humilhados...

5_ Obedeceu: (v8) e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

O ultimo ponto que quero falar é sobre a obediencia, a biblia diz nesse texto que Jesus obedeceu até a morte, isso quer dizer que jesus foi até as ultimas consequencias por amor a Deus e a humanidade... Jesus poderia ter desistido de tudo, nós sabemos que a biblia fala que ele inclusive pensou nessa possibilidade.. quando lá no getsemani ele dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres" Marcos 14:36. mais ele nao fez o que queria, ele obedeceu, mesmo sabendo que ia sofrer, mesmo doendo nele a dor que eu e você deveriamos sentir ele obedeceu... mesmo se sentido só, ferido , abandonado, ele obedeceu, vendo exemplo tão grandioso, não nos resta outra alternativa senão obedecer, porque o amor dele por nós é o que nos contrange pra servir, pra amar, pra obedecer...

Mas as vezes nos podemos perguntar, de que forma vamos obedecer a Deus? Nao sei oque ele quer de mim... sabemos sim, por que Jesus já nos deixou uma direçao... em mateus 28:19 ele disse... Vao e façam discipulos... é tudo que basta, as outras coisas que tivermos que viver, que tivermos que passar, serão apenas consequencia desse ato de obediencia, vao e façam discipulos...

Que possamos seguir o exemplo de jesus, nos desapegando das coisas desse mundo, servindo, nos importando com a dor dos perdidos, nos humilhando na presença de Deus e obedecendo...até as ultimas consequencias, mesmo que essa obediencia nos cause dor...

 
Até a próxima postagem...
Abraços a todos!!

3 comentários:

  1. Olá Tassi a paz,...
    voltei sim, e espero continuar...
    procurarei transmitir tudo o que o Espírito Santo tocar o meu Coração...
    Gostei do seu blog...
    Parabéns...
    fique na paz
    e té +

    ResponderExcluir
  2. Oi Tassi..voltou com tudo :)
    Eu descobri que adoror fazer bolsas e cada vez vou mesmo colocando mais detalhes :)
    beijinhos querida e aproveite bem o fds,
    So *Ü*

    ResponderExcluir