domingo, 13 de junho de 2010

O homem que chorou

Que a vida é cheia de momentos tristes e que a morte ronda por esses momentos nós todos sabemos, mais que esses mesmos momentos de tristeza podem se transformar em alegria poucos acreditam, essa história que vou relatar fala de uma mulher, que duvidou que a alegria pudesse voltar e de um homem de grande compaixão, que sofreu com essa mulher e se mostrou interessado pela sua dor.

Em uma sociedade onde um homem nem se quer conversava a sós com uma mulher, uma época onde uma mulher não tinha direitos nenhum, um homem mostrou-se compassivo e misericordioso. E em uma religião onde a mulher não tinha direito nenhum de aprender sobre Deus, pois não podia nem ao menos freqüentar o templo com os homens, um homem foi capaz de lhe ensinar grandezas sobre a vida e morte.

O capitulo 11 do evangelho de João nos traz uma história maravilhosa sobre o sofrimento humano, sofre a dor e a falta de esperança, e sobre como um líder agiu mostrando compaixão e empatia com relação aos problemas dos seus amigos.

Ele era seu amigo, como você pode deixá-lo morrer? Você poderia ter vindo e salva-lo, dizia a mulher. Mal sabia ela o que estava para acontecer. Seu coração estava ferido, sua vida havia perdido a alegria, seu nome era Maria; o homem, Jesus de Nazaré. A mesma Maria que havia ungido os pés de Jesus com ungüento e secado com seus cabelos, em um ato de total devoção e adoração, agora estava a acusar seu amigo e mestre Jesus, por ter deixado seu irmão Lázaro morrer.

Em um instante toda a sua fé havia desaparecido, sua vida havia tomado um novo rumo, de uma adoradora rendida, Maria passou a ser uma mulher triste e decepcionada com a vida e com os que estavam a sua volta. Estava agora decepcionada com Deus, pois havia crido que Jesus chegaria e salvaria seu irmão da morte. Mas não, a única coisa que ela conseguia enxergar nesse momento era que, Jesus chegara tarde demais.

Sua base havia desmoronado, seu irmão que era o seu alicerce, agora estava em uma tumba, uma caverna, fria como seu coração. A partir desse momento triste ela e sua irmã estavam desamparadas, duas mulheres, sozinhas, a mercê da própria sorte.

Porém o tempo de Deus não é o nosso tempo, e nem foi o tempo daquela mulher, essa é mais uma lição que podemos tirar desse texto, Jesus poderia sim ter chegado a tempo de salvar esse homem, mas essa não era a sua vontade, O nome de Deus ainda seria mais glorificado na morte do que na cura de Lázaro.

Jesus vendo a dor de Maria, vendo o seu choro, também sofreu junto com ela, a dor de Maria era a sua dor, Jesus chorou, um dos textos mais lindos da bíblia, nos mostra que temos um Deus que chora conosco, um Deus que se importa com nossa dor, e que pra esse Deus, a nossa tristeza pode ser transformada em alegria, o nosso luto pode ser transformado em festa. O Deus que chorou, é o mesmo Deus que temos aqui hoje conosco. O homem Jesus que chorou, nos da uma valiosa lição de como devemos lidar com o sofrimento humano.

Ao chorar, ao comover-se com o sofrimento de Maria e Marta, Jesus nos ensina que como líderes, devemos nos importar com a dor alheia. A dor do outro precisa ser a nossa dor também. Enquanto não vermos a dor do outro, como se fosse a nossa própria dor, não poderemos cumprir realmente o que Deus quer de nós. Ao chorar Jesus não só demonstrou sua dor, mais também testemunhou aos judeus, eles viram o quanto Jesus amava seu amigo, se impressionaram e foram impactados com a dor de Jesus.

Mais voltando a nossa historia, ao sofrer com Maria e Marta, Jesus toma uma atitude, decide que vai resolver o problema dessas mulheres, vai ao túmulo com elas e mostra que o nome de Deus seria glorificado no tempo D’ele e não no tempo humano. Porque curar um homem que poderia ser ressuscitado? Foi o que Jesus fez, clamou a Deus pela vida de Lázaro, pediu ao Pai que ressuscitasse seu amigo. E se alegrou grandemente com a vida de Lázaro, mais uma vez participou da vida daquela família, presente na dor e na alegria, muito mais que um amigo para os momentos de festa, Jesus foi o amigo de todas as horas.

E esse mesmo Jesus, que chorou a dor da perda, que se alegrou com o dom da vida, esse mesmo Jesus, chora a minha dor junto comigo, sente o peso do meu pecado ardendo em meus ombros, conhece meu interior e cada parte do meu pensamento, ele me conhece muito bem. Como fala o salmista, Ele conhece nossa estrutura e lembra-se de que somos pó. Esse mesmo Jesus que chorou no passado, chora hoje por cada momento em que nos afastamos da sua presença; por todos os instantes em que estamos como mortos para Deus e vivendo para o pecado e para nós mesmos.
Mas seu choro foi bálsamo, curou de uma vez por todas a nossa dor, a dor da separação eterna de Deus!

Que Deus fale ao seu coração e ministre a cura sobre sua vida!!!

Nota:  João 11: 1-44
 
Tassiane P.Kreitlow

8 comentários:

  1. que texto, incrivel... que Deus inigualavel!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tassinha. Muito interessante esse texto, não preciso de dizer novamente que gosto muito de sua forma de escrever, e torno a afirmar que vc precisa escrever livros rsrsr. Sua linguagem é clarissima, um toque levemente poético permitindo uma leitura leve e agradável de seus textos. Muito construtivo essa observação da deidade de Cristo na sua humanidade, a manifestação da sensibilidade e amor de Deus para o homem. Parabéns pelo belo trabalho. Bjm
    Eliézer R. Gomes

    ResponderExcluir
  3. OBrigada pelos elogios... penso muitas vezes antes de colocar um texto no blog, da um medão de escrever bobeira...kkkkk e quem sabe um dia eu escreva mesmo um livro...bjoo

    ResponderExcluir
  4. Oi minha flor , eu gosto de ler o que você escreve, pois escreve com o coração! Continue escrevendo e escreva sim um livro, você tem talento! Que Deus abençoe o seu dia, abraço amigo da Ci

    ResponderExcluir
  5. Adorei o jeito que escreve.. maneira suave!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Tassi, vim lhe desejar uma semana abençoada por Deus, e dizer que tem selinho pra você lá no blog, um grande abraço da Ci

    ResponderExcluir
  7. Tem um selinho pra vcs na barra lateral do blog osmimdaleila abraços Leila

    ResponderExcluir
  8. Ola moça muito obrigado por esse texto, pois ele me ajudou muito no meu estudo sobre o fato de jesus ter chorado,
    fique com Deus

    ResponderExcluir